terça-feira, 1 de julho de 2008

OUVIR E CARINHO PODE MUDAR UMA VIDA

Em geral não temos idéia do quanto influenciamos as demais pessoas, o quanto nossas atitudes podem transformar uma vida.
Algumas vezes somos surpreendidos por mensagens de carinho que nos chegam de forma inesperada e então passamos a entender o quanto é importante nossas atitudes.
Gastamos tanto tempo e energia falando e fazendo coisas que não servem para nada. Parece que não nos damos conta de que o que mais necessitamos também é o que o outro necessita.
Ouvir com atenção e dar carinho são atitudes que incorporei em minha vida cotidiana, e por isto hoje percebo que faz uma enorme diferença em minha vida esta maneira de agir.
Cada vez que me disponho a ouvir alguém com atenção e dou um pouco de meu carinho, que estou aberta sem me prender as minhas verdades, ou minhas limitações, estando apenas atenta ao que a pessoa tem a me passar sem julgamentos, percebo que crio um vinculo de confiança e afeto entre nós.
Uma atitude assim aberta sem critica ou censura, sem querer impor meus princípios ou verdades, apenas a real vontade de compartilhar, também gera em mim um sentimento de estar una com o meu semelhante sem medo.
Agindo assim me permito ampliar meu ponto de vista, perceber que existe outra forma de pensar e atuar de sentir a vida de uma maneira diferente e que não esta certa ou errada, apenas é a forma do outro se expressar e de entender o que ele vive.
Para agir assim é claro que tenho de me libertar dos meus medos e preconceitos, e viver de um modo a acreditar que tudo é como é e que no campo de infinitas possibilidades como é nossa existência, tudo se torna experiências validas para nosso crescimento.
Também é olhar para o outro como meu semelhante, sem ser melhor ou pior, e sabendo que o outro não é contra mim, apenas que temos experiências de vida diferente que nos faz agir conforme nossa compreensão.
Agir assim tem tornado meus questionamentos mais profundos com um olhar mais voltado para o ser, liberando-me para viver de modo mais verdadeiro sem tantas ilusões.
Sim as ilusões ainda aparecem, mas quando me permito permanecer nelas assim o faço, mas se desejo sair delas já consigo enxergar o caminho com maior facilidade.
Tratar as pessoas com carinho e ouvi-las com atenção me ajudou a olhar para mim deste mesmo modo e com esta atitude tudo muda, pois que ouço as muitas bobagens que aquela minha voz interior diz e hoje simplesmente coloco carinho e vejo que as bobagens ainda surgem por conta da falta de me aceitar como um ser que é maior que tudo isto, que um olhar mais atento e um pouco mais de carinho e ternura mudam minha compreensão sobre minhas escolhas, e torno-me assim responsável pelo que sinto, penso e a forma como vivo minhas experiências.
Hoje ao dedicar mais tempo para ouvir com atenção e ser carinhosa percebo que estou mais presente e me tornei responsável pelo mundo que eu vivo. Sendo assim entendi que minha felicidade ou infelicidade esta em minhas mãos. O poder de ser ou não feliz, de amar ou não amar, de viver ou não viver de tal ou qual maneira esta somente em minhas mãos.
Ouço as desculpas de que o meio influencia e faz com que ajamos de tal ou qual modo. Sim o meio as pessoas tudo influencia, mas o poder ainda é meu de escolher e agir como quero.
Muitos dizem que deveríamos aprender a ser feliz e amar na escola, no entanto eu penso que a vida é a maior de todas as escolas e estamos todos os dias a receber inúmeras lições, basta prestarmos atenção, e veremos que cada vez que pensamos, sentimos e agimos estamos escolhendo uma das muitas possibilidades que temos para viver. Conforme nossas escolhas as lições aparecem, o que fazemos com as respostas as nossas escolhas é que faz a diferença na aprendizagem.
Ouvir com atenção e tratar as pessoas com carinho não me torna uma pessoa melhor, no entanto muda minha vida para melhor.
Desejo que você viva com amor, paz e felicidade.
TANIA SANTIAGO

Nenhum comentário: