quinta-feira, 28 de agosto de 2008

QUEM TEM O PODER SOBRE A TUA VIDA?

Desde que se nasce é no ambiente familiar que se adquire a maior parte das crenças que se leva vida a fora.
Com estas crenças o ser humano vai determinando o caminho que irá seguir, assim escolhendo como sentirá e agirá diante do mundo em que vive, e conforme a crença adquirida no meio familiar escolherá as demais crenças que direcionará todas as áreas da própria vida.

Tenho em minha vida uma experiência que exemplifica o que estou falando.
Sou de uma família onde tenho mais dois irmãos. Meu irmão um ano mais velho que eu era considerado o “pestinha”. Ele sempre tinha uma traquinagem nova e era comum que levasse a culpa por tudo que acontecia de errado, mesmo que não tivesse culpa.
Ele era sempre punido e não bastavam às surras, existiam as palavras que aos poucos foram operando dentro dele, sempre tratado como um rebelde, um delinqüente...
Era “o terrível” em casa, na escola e no trabalho.
Percebo hoje que existia um reforço enorme de crenças negativas direciona a ele.
Sendo assim o que esperar como resposta? Ele apenas seguiu o que era esperado dele sem contrariar nenhuma crença.

As pessoas comumente apenas reagem à vida dando atenção ao que os outros vão pensar, ou ao que os outros dizem a seu respeito, muitos têm uma imagem externa de si esquecendo-se de saber quem são realmente e sem fazer nada a não ser reagir aos estímulos de conceitos como o certo ou errado, deve ou não deve; é esta atitude de reagir que leva aos inúmeros e fortes conflitos vividos durante toda uma existência, causando sofrimento e doenças que perpetuam até a morte.

É perfeitamente possível quebrar este ciclo vicioso, saindo da zona de conforto e entendendo que o ser é livre e que pode escolher o que pensar e como agir deixando de apenas reagir segundo as crenças adquiridas.

O mais importante de tudo isto é saber que cada um pode escolher o que viver e assumir o poder pessoal entendendo que qualquer escolha que faça é uma escolha.
Sendo assim porque não escolher assumir o poder por sua própria vida?

Tania Santiago

Nenhum comentário: